A importância da contação de histórias na educação infantil



A importância da contação de histórias na educação infantil


Ato de contar histórias para as crianças ganhou espaço nos últimos tempos. Principalmente, depois que esse momento de lazer transformou-se em uma profissão, reforçando a importância da contação de histórias na educação infantil.
O contador de histórias é hoje uma figura enigmática que arrebata dezenas e — às vezes centenas — de crianças e jovens, apresentando o mundo das artes e dos clássicos da literatura de forma diferente da tradicional.
Essa, entre outras questões, ajuda a compreender a importância da contação de histórias na educação infantil, num estímulo a cratividade e ao lúdico, tão importantes na educação infantil.
Continue a leitura do post e entenda a importância da contação de histórias na educação infantil e como contar histórias para crianças de forma atraente!
Importância da contação de histórias na educação infantil
Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve (geralmente, pais e filhos), narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade.
O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.
Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil.
Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
Para que entrar nesse universo da literatura infantil?
Prioritariamente, contar histórias é uma forma de entretenimento. Mas, mais do que isso, o conteúdo das histórias faz parte da formação do caráter da criança.
Além de ser uma das melhores maneiras de ajudar os pequenos a lidarem com as descobertas e transformações, pelas quais todos nós passamos quando estamos crescendo e conhecendo o mundo que nos cerca.
Ao ouvir um conto, uma fábula ou uma lenda, a criança vivencia o imaginário e, ao mesmo tempo, se vê na ação dos personagens, colaborando para a construção da ética e da cidadania.
Em que lugares é melhor praticar a contação de histórias?
Seja no ônibus, na volta da escola, numa sala de aula, no trabalho ou quando nos reunimos para jantar, estamos o tempo todo contando e ouvindo histórias.
É da natureza humana a contação sobre algum fato novo no trabalho, o que vivenciamos ou simplesmente como foi o nosso dia, mesmo que nada de tão relevante tenha ocorrido.
Para aproximar pais e filhos, o ideal é escolher um cantinho da casa especial para a atividade. Ou no caso de uma festa, algum lugar onde a criança possa ficar confortável para ouvir e se concentrar.
Qual é a diferença entre ler e ouvir histórias?
A voz, os gestos e a entonação que a pessoa usa ao dar vida a uma história são formas  fundamentais de como contar histórias para crianças.
É importante que a criança perceba as funções sintáticas da língua, o som das palavras e a entonação das expressões para que ela reconheça sentimentos como medo, alegria, raiva, dúvida, coragem etc. Por isso é tão importante que o contador domine a arte narrativa.
O mais comum é que os contadores utilizem o texto escrito como suporte. No entanto, alguns deles preferem narrar a história sem o livro, para que a imaginação flua e ele possa modificar o enredo. Mas, para chegar a esse ponto, certamente é necessário bastante prática e treino.
Como contar histórias para crianças?
Escolha uma leitura que tenha ligação direta com a criança
Bem, é sempre mais fácil começar com histórias que você conhece. Além disso, pense em quais histórias interessarão seus ouvintes e o que é apropriado para suas idades.
Por exemplo: você não contaria uma história de fantasma a crianças de três anos, mas os adolescentes poderiam gostar disso!
Construa um banco de histórias para contar e, em seguida, continue encontrando novas, procurando em livros ou na internet. Traduza e adapte histórias que só podem estar disponíveis em um idioma. Mantenha-os em uma pasta especial ou em um livro.
Destaque e sublinhe os tópicos mais importantes para memorizá-la
Pratique contar uma história contando a si mesmo até que você a conheça bem.
Então, quando contar a outras pessoas, lembre-se de que sua voz e seu corpo são suas principais ferramentas. Utilize-as para criar imagens na mente das crianças, usando:
·         palavras interessantes e expressivas;
·         expressões faciais, como carranca para mostrar o quão irritado um personagem é gestos, como esticar os braços para mostrar o tamanho da coisa;
·         expresse em sua voz que dá diferentes personagens, diferentes vozes sonoras, como uma voz suave para um personagem tímido, etc
Fale com naturalidade, destacando gestos e variações de voz
Movimente o corpo, explique o significado de palavras consideradas mais difíceis e mantenha a atenção da criança.
Como toda tarefa relacionada ao mundo das artes, a prática é o caminho para a perfeição! Mas, acima de tudo, lembre-se de que, se você gosta de contar uma história e sabe como fazer storytelling, há uma boa chance de que seu público goste de ouvi-la!
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uso de aplicativos em sala de aula é uma técnica eficaz para quem quer despertar o interesse chamar a atenção e promover o engajamento dos alunos.
Vivemos em um mundo em que a conectividade e a colaboração fazem parte de nossas vidas desde cedo.
Faz alguns anos, fomos apresentados a geração dos chamados “nativos digitais”. Isto é: aquelas crianças que nasceram em um mundo digitalizado e que, com um ou dois anos de idade, já interagem com tablets e celulares.
Mesmo aqueles que já estão em idade de cursar universidades têm o uso de aplicativos como prática natural e diária, algo inato a suas personalidades, sendo o digital um ambiente onde se sentem muito à vontade.
Nesse contexto, quando falamos de utilizar aplicativos digitais em sala de aula, não estamos falando de permitir que os alunos usem seus smartphones para conversas pessoais ou que joguem quando deveriam estar prestando atenção na aula. Estamos falando de se aliar às vantagens da tecnologia na educação, de adotar essa nova maneira de trabalhar e tirar o máximo proveito de todas as boas coisas que a transformação digital pode trazer para sua escola e para seus alunos.
Neste post, você vai entender algumas vantagens e meios de fazer uso de aplicativos em sala de aula de forma eficaz.

Como fazer uso de aplicativos em sala de aula para melhorar o aprendizado


Uso de aplicativos em sala de aula: 4 exemplos práticos
Adotar alguma ferramenta online para a educação é sem dúvida um diferencial para as instituições de ensino. Os aplicativos permitem não só complementar conteúdos do currículo escolar, mas muitas vezes possibilitam acompanhar o desempenho dos alunos e turmas de onde estiver e em tempo real.
1- Sala de aula invertida
sala de aula invertida é uma metodologia que inova o processo de aprendizagem tradicional, invertendo a forma como o aluno é apresentado ao conteúdo escolar. Nessa prática, em vez de chegar com total desconhecimento sobre a matéria a ser discutida em classe, os alunos são estimulados a pesquisar sobre o conteúdo a ser explorado pelo professor antes da aula.
Estudos mostram que a sala de aula invertida aumenta em média 20% da presença e 40% da participação dos alunos em classe.
E se o professor puder contar com o uso de aplicativos na sala de aula, essa prática será ainda mais facilitada e proveitosa.
O professor pode, por exemplo, criar um guia de conteúdo a ser pesquisado online que ajudará os alunos a se informarem sobre o tema antes da aula. Em sala, o professor pode utilizar uma apresentação de slides que tenha apenas tópicos e, de forma colaborativa com os alunos, ir enriquecendo os slides. Assim, cria-se a apresentação de slide definitiva para a aula.
Aplicativos gratuitos como o Google Sala de Aula podem ser usados nesse tipo de atividade.
2- Exercícios em campo
Imagine uma aula de biologia ou geografia em que o professor leva os alunos para o jardim da escola, ou mesmo um parque próximo, e envia um formulário online com questões do tipo:
·         Ache e fotografe uma flor tal (ou mineral Y).
·         Diga onde foi encontrado um mamífero no parque.
·         E um inseto?
Com o uso de smartphones,ou outros aparelhos digitais conectados à rede, essa seria uma aula incrível, que nunca mais iriam esquecer.
A atividade pode ser feita em pequenos grupos, o que aumentará ainda mais a participação dos alunos e facilitará a utilização de dispositivos móveis, caso não haja um para cada aluno.
3- Aulas de reforço online
Que tal uma aula de reforço via videoconferência?
Sem que os alunos tenham que se deslocar para a escola em um horário em que outras turmas estão ocupando as salas, essa prática aumenta o engajamento dos alunos, além de se beneficiar dos diversos recursos audiovisuais que esse tipo de aplicativo educacional pode proporcionar.
4- Palestras, contadores de histórias e outros convidados
Imagine enriquecer suas aulas apresentando, ao vivo, uma palestrante que pode agregar muito conteúdo a uma matéria, ou mesmo o autor de um livro que se ofereceu para falar com seus alunos.
Outra ideia é convidar um aluno ou professor da escola que está viajando no exterior ou passando um tempo em alguma localidade interessante de nosso país para falar do lugar onde está ou das experiências que está passando.
5- A tecnologia como ferramenta de apoio a organização
Além disso, o uso de aplicativos em sala de aula também ajuda a gerenciar a turma por meio de calendários compartilhados, planilhas e até na correção de provas.
Caso sua escola esteja interessada no uso de aplicativos em sala de aula, também pode se beneficiar dos chamados DaaS, ou Desktop as a Service.
Trata-se do fornecimento de dispositivos, como computadores e laptops, sem que seja preciso adquiri-los.
Mediante o pagamento de uma taxa mensal que já inclui sua atualização e a troca imediata dos aparelhos em caso de algum problema, sua escola pode fornecê-los para alunos, professores e para a área administrativa.
6- A inovação dentro da sala de aula
A Árvore de Livros, tricampeão do Prêmio Top Educação para categoria Softwares Educacionais, é a maior plataforma de leitura digital para escolas no Brasil. Com um fácil acesso a milhares de livros, a Árvore de Livros oferece um ambiente de leitura estimulante e muito próximo do universo dos alunos.
Já imaginou se o tempo gasto por seus alunos em computadores, celulares ou tablets fosse usado para praticar a leitura? Com a Árvore, seus alunos podem acessar diversos livros na escola, em casa ou de qualquer lugar, sem precisar de internet. Escolas como a rede La-Salle e Salesiana estão conseguindo melhorar o tempo de leitura em até 8 vezes
Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

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