Papel do Pedagogo na Escola (para a turma de legislação)
Papel do Pedagogo na Escola
Leia livros sobre este assunto Frente à
diversidade cultural, política e subjetiva que cada aluno traz consigo, assim
como cada professor também carrega enraizada em seu ser, o pedagogo é o
profissional responsável por abrir caminhos frente a essas diversidades de modo
que elas sejam expostas ao mundo como processos conscientes de são elementos
constituintes do ser e que por isso não podem ser descartados nas relações
humanas, nem mesmo entre os pequeninos aprendizes dos anos iniciais de
escolarização. Mas para isso o pedagogo atenta-se para o currículo, ou seja,
para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a
metodologia, ou seja, para o como se deve ensinar.
Assim agindo, o pedagogo proporá à sua equipe
uma possibilidade de ação que considere a utilização de “técnicas adequadas que
permitem o estudo de alternativas e tomadas de decisão. […] Uma metodologia que
permite a apropriação do conhecimento e seu manejo criativo e crítico” (GUIRRO,
2009, p.71).
O papel do pedagogo desse modo é mais do que
dar vistos nos planejamentos dos professores ou de simplesmente assinar fichas
exigidas pela burocracia da regência escolar, mas sim de “derrubar paredes” da
escola de “saltar seus muros” (GUIRRO, 2009, p.71). Em outras palavras, o papel
do pedagogo é de quebrar velhos paradigmas que retardam ou diminuem a
capacidade de interação entre alunos e professores e buscar outras
possibilidades de interação por meio de tecnologias modernas, por meio de
recursos gratuitos que convoquem todos (alunos e professores, funcionários e
comunidade escolar) a interagir com a escola. Isso mostra que o pedagogo está
atualizado com as novas interações sociais, novas formas de contatos socais,
novos conhecimentos que podem ser apreendidos com essas situações. Guirro
(2009, p.95) também pensa assim e diz claramente: “diante das novas
possibilidades, a educação não pode mais viver do passado, negando a existência
das tecnologias, pois formaria pessoas desconectadas da realidade em que se
inserem”.
Cabe então, ao pedagogo, aprender a manusear
essas tecnologias modernas e com elas mostrar novos caminhos para a educação
usando-as como ferramentas de aprendizagem. Um exemplo que ilustraria esse
contexto: No estado de Minas Gerais, assim como em muitos outros, existe uma
lei que proíbe o uso de celular dentro das escolas. Se a função do pedagogo é
quebrar paradigmas isso significar correr riscos e mudar posturas para que a
aprendizagem seja feita e o aluno tenha maior consciência de sua
responsabilidade enquanto cidadão. Ao invés de proibir celulares os professores
usassem tais aparelhos para enviar mensagens aos seus alunos sobre a
correria na hora do recreio, que com toda certeza o aluno pararia de correr
para atender ao telefone e assim veria que mesmo estando distante o professor
está perto; se ao invés de fazer lembretes de reuniões pedagógicas e murais
poluídos visualmente de tantos panfletos, recados, lembretes e outros assuntos,
o diretor enviasse msn para cada um de seus professores comunicando o dia e a
hora da reunião?
O professor em sala de aula, ao invés de
falar oralmente para chamar a atenção em sala de aula enviasse um “emoticons”
para aquele aluno que está atrapalhando a aula. Pelo simples fato de ele
interromper a conversa para pegar o celular ou para ler a mensagem já esfriaria
um pouco a conversa e o colega também ficaria mais atento. Ao pedagogo cabe
discutir todas essas novidades tecnológicas com seus professores e, mais do que
isso, o pedagogo deve estar preparado para ensinar seus colegas de trabalho a
usarem essas tecnologias, pois muitos dos professores não as usam porque não
sabem usá-las.
Talvez a falta de conhecimento e de prática
entre os professores no manuseio dessas tecnologias esteja atrapalhando o
desenvolvimento curricular das disciplinas e impedindo que as aulas sejam mais
criativas e modernas, que as aulas estejam mais ao gosto dos alunos que dominam
razoavelmente bem essas tecnologias sejam porque já possuem computadores em
casa sejam porque frequentam LAN house. Sendo assim o papel do pedagogo não se
restringe às condições de aprendizagem dos alunos, mas também de toda a equipe
de funcionários da escola que deve se manter atualizada com as novas
tecnologias e capaz de se interagir com os alunos de modo eficiente, prático e
com as atualizações tanto de linguagem quanto de ambientes propícios à
comunicação e desse modo aproveitando melhor as oportunidades para coordenar e
apresentar novas possibilidades de comportamentos considerados mais éticos,
morais e políticos dentro do contexto escolar.
Funções e Áreas de Atuação do Pedagogo Para
que o pedagogo exerça de forma satisfatória as suas funções, ele deverá
trabalhar de maneira determinada, para que possa identificar a realidade de
cada problema, solucionando-o de forma favorável, conseguindo assim resultados
que auxiliem de forma eficiente o corpo docente. De acordo com o desenvolvimento
de seu trabalho podemos salientar algumas funções, como seguem: desenvolver
projetos educacionais de modo a contribuir com a profissionalização e
crescimento dos educadores.
·
Liderar
em sistemas educacionais, em níveis de coordenação, supervisão ou ensino. Implementar,
planejar, e acompanhar a qualidade e o desenvolvimento do ensino.
·
Auxiliar
o corpo docente conferindo-lhe maior criatividade na aplicação das disciplinas,
implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade.
·
Organizar
os métodos de ensino, sempre almejando inovar, formar grupos de professores
competentes e motivados, tendo como consequência uma instituição de ensino
moderna e referencial.
·
Identificar
áreas mais “fracas” ou com resultados pobres, entrando com medidas apropriadas
para sanar tais problemas.
·
Construir
e qualificar equipes de ensino.
·
Orientar
estudantes em processo de aprendizagem, utilizando-se de métodos psicológicos e
pedagógicos.
·
Orientação
vocacional, ou seja, orientar jovens na escolha da profissão.
·
Desenvolver programas de treinamento
empresarial em recursos humanos.
·
Assessorar pedagogicamente em serviços de
comunicação de massa (jornais, revistas, etc.) e difusão cultural ( museus,
feiras)
·
Atuar no
terceiro setor (ONG’S), na coordenação de programas em saúde, trânsito,
meio-ambiente, etc.
Atividades: Leia o texto e responda as atividades,
1-
Qual das
áreas de atuação do pedagogo mais te atrai enquanto profissional? Explique por
que.
2-
Como você
faria em uma sala de aula (de jovens e adultos), quando seu aluno mostra-se
perdido e com necessidades de se adequar profissionalmente?
3-
Sabemos
que o papel do pedagogo não se restringe às condições de aprendizagem dos
alunos, então explique qual o verdadeiro papel do pedagogo?
Cuidem-se, nos vemos em breve.
Abraços Lázara Alzira.
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