Sugestão para 2º e 3ª aula: Os pilares para a construção do seu projeto de vida.


Para a inteligência eu preciso primeiro de BUSCAS (pesquisas, leituras, curiosidades, saber ouvir, e acima de tudo saber empregar todo o tesouro no qual buscou).
Quanto à vontade, eu preciso responder ou pelo menos me questionar sobre a consciência de que SOU LIVRE O BASTANTE? Quem sou eu? Qual o meu principal objetivo de vida?
Sobre a liberdade, preciso reconhecer que fui criado com LIVRE ARBÍTRIO, mas tenho maturidade o suficiente para usá-lo, ou tenho que me abrir a novas possibilidades?
E finalmente e não menos importante vem a personalidade, que nada mais é do que a capacidade de se conhecer e FAZER INDAGAÇÕES, para que através delas eu possa me reconstruir e construir e reconstruir e construir sucessivamente.
Portanto percebemos que existe de fato uma crise, e não se trata apenas de uma crise de adolescentes, é verdadeiramente uma crise de identidade.

Sugestão para 3º aula: Falando em crise de identidade, elenque com seus alunos alguns casos que eles detectam como crises de identidade social
Nossa sociedade vem passando por problemas que deflagraram nesta crise, então vejamos quais foram suas consequências em potencial.
Segundo Hall, as sociedades modernas estão sendo fragmentadas, vivem um verdadeiro colapso devido as transformações modernas, nas diversas áreas como: cultural, étnica, raciais e nacionais, que no passado nos tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos sociais, que agora se percebem e justificam através de estudos que a identidade somente se torna uma questão quando está em crise, quando algo que se supõe fixo, coerente e estável, agora é deslocado pela experiência da dúvida e da incerteza.
É necessário investigar a essência. Se o mundo é pós moderno nós também o somos.
No período iluminista por exemplo, o indivíduo era o centro, dotado de capacidade e de razão, sendo que o essencial era a identidade da pessoa. As concepções eram individualistas e se pensarmos bem encontraremos em alguns de nós esta individualidade característica de tempos já há muito passados.
Mas nossa evolução é constante e necessária, embora muitos façam questão de viver no passado. Claro este não é o seu caso!
Essa evolução nos levou ao chamado por Stuart Hall de “sujeito sociológico” – refletia a complexidade do mundo moderno e a consciência de que este núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto suficiente – eram experiências sociais ou seja, uma interação entre o eu e a sociedade.
A identidade costura o sujeito à estrutura “Eu” e a “sociedade”, formando uma unidade. Assim o sujeito previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado. Ou seja, composto não de uma única, mas de várias identidades, isso causou um colapso devido as identidades contraditórias, empurrado em diferentes direções.
 A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia e Hall trabalhou também esta questão, de que a globalização é esta mudança, e causou um impacto de diferentes identidades sobre a identidade cultural da coletividade.


Comentários

Postagens mais visitadas