terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Sobre a inteligencia emocional e a metafisica

 Segundo Marx a característica da modernidade está em: “todas as relações fixas e congeladas serem dissociadas, ou seja, “tudo que é sólido se desmancha no ar”... (Marx e Engels -1973 p.70).

Portanto as sociedades tradicionais, que veneram o passado e os símbolos que perpetuam a experiência de gerações, podem cometer o erro de não considerar ou não relevar qual o grau de importância tem a inteligência emocional, conforme acontece a evolução destas novas gerações. Por isso alguns autores como Ernest Laclar usa o conceito de deslocamento, ou seja, uma pluralidade de centros de poder dizendo que a sociedade não é o que os sociólogos pensam; ela está constantemente sendo descentrada ou deslocada por forças fora de si mesma.
Como consequências políticas desta fragmentação, podemos analisar a partir de núcleos menores como as mulheres negras, que estavam divididas dependendo de qual identidade prevalecia: sua identidade como mulher, ou sua identidade como negra. Enquanto os homens seguem seu liberalismo. Os homens brancos se dividiam entre a sua política de defesa do racismo ao sexismo. Isso foi chamado por Raymond Willians de jogos de identidade ou movimento das minorias. Construindo-se em identidade a diferença que antes era indivisível, singular e única.  (Raymond Willians - foi um acadêmico, crítico e novelista galês. Seus escritos em política, cultura, literatura e cultura de massas refletiram seu pensamento marxista. Foi uma figura influente dentro da Nova Esquerda).

 Vamos agora eleger alguns dos temas vindo dos menores núcleos para perceber suas identidades, dificuldades e formas de se fazerem ouvir.

René Descartes conhecido como o pai da filosofia, foi  o primeiro a ser influenciado pela ciência Moderna, como já o dissemos, e trabalhou com essa questão do deslocamento de Deus do centro do Universo. Mostrando que o sujeito racional pensante e consciente, situado no centro do conhecimento seria o próprio sujeito cartesiano. Ou seja, um pensamento estabelecido por Descartes em suas obras o “Discurso do Método” (1637) e “Meditações Metafísicas” (1641), onde expressa sua preocupação com o problema do conhecimento.
Quando dizemos problema do conhecimento, é porque percebemos que ligado a ele há um desejo de alto proteção, que chamamos de metafísica, mais especificamente uma metafísica Kantiana, que estuda os fundamentos de toda especulação a respeito de realidades suprassensíveis, ou seja, uma totalidade cósmica, onde Deus ou a alma humana desperta no ser, necessidades para o conhecimento empírico, onde a observação despertará a reflexão a euforia e o medo da proximidade do fim. (KANT, Immanuel. Edições 70, 2007.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adolescência - uma pequena parte dela

  Adolescência   Dos onze aos quatorze anos eu estudei no CCCM, fica ao lado da Igreja Coração de Maria, na Av. Paranaíba no Centro de Goi...