Passo a passo para um projeto de pesquisa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE ........... Projeto de Pesquisa (Aqui você coloca o título de seu projeto) INÍCIO DA ...............: bases jurídicas, religiosas e biológicas Projeto apresentado à Faculdade de Direito, sobre orientação do Prof........ como requisito para obtenção de nota em..... da Universidade.................... Vinculado a linha de Pesquisa: ........................ Por: .............. GOIÂNIA-GO 1- APRESENTAÇÃO: (aqui vc vai apresentar seu projeto de forma bem geral, é como se fosse a introdução de um trabalho, deve ter inicio, meio e fim. Por exemplo:) O Projeto “......................” propõe uma investigação a respeito da............................................... no período de (.........a..........); seu interesse pela área jurídica, religiosa e biológicas; verificando se houve consonância imediata entre cada uma das partes................, ou se houve necessidade de uma mudança de cenário de alguma, para alcançar uma nova forma qualitativa que sinalize melhora do quadro em relação às outras áreas........................... Com a criação foi................... seu primeiro......................., e iniciou logo após assumir a um projeto de construir uma nova .................. Depois de uma visão de conjunto dos atuais problemas que angustiam o mundo............................................. os graves problemas ............................... em nossa comunidade que lhe foram apresentadas, e procurou sugestões mais práticas para um apostolado mais eficiente no Estado de Goiás. Esta nobre causa desperta entusiasmo, mas exige a compreensão e cooperação de todos, especialmente dos responsáveis pela solução do problema; para que se consiga a erradicação do analfabetismo. A finalidade era .................................. Este trabalho espalhou-se pela América Central como: ................................................ e foram promovidos encontros de intercâmbio entre os países. A expectativa é a de que este projeto seja, ao mesmo tempo, instigador de descobertas de propostas ......................................... 2- O TEMA NA BIBLIOGRAFIA: ( Este item consiste num debate crítico sobre as principais obras relacionadas ao tema da pesquisa. Não se trata de uma simples enumeração de obras, mas da apresentação de um debate entre autores ou correntes historiográficas (ou de outros campos das ciências humanas). Trata-se de um balanço crítico da historiografia contemporânea sobre o tema, debate no qual se insere o presente projeto de pesquisa.) Se fosse da História, seria mais ou menos assim): A Escola dos Annales revitalizou no século XX o modo de se fazer história, por meio da superação dos estigmas deixados pela Escola Metódica, que instituía um método único de contar à história. A partir da inovação trazida pelos Annales, resultante do diálogo da história com as ciências sociais, a etnologia, a antropologia e a geografia, encabeçada por Lucien Febvre, Marc Bloch, Maurice Halbwachs, Henri Pirenne e Jules Sion, é proposto uma diversificação de documentos e isso assinala a ruptura com a objetividade histórica, tão cara à Escola Metódica. Portanto os Annales ecoaram por todo século XX, influenciando uma legião de historiadores e desdobrando em novas tendências desencadeadas a partir daí (história das mentalidades, micro história e história cultural), animando a geração de pesquisas históricas tendo como matriz a chamada “Nova História”, que ganhou espaço no final da década de 1970. Assim, a promoção da interlocução com essa área do conhecimento significaria a introdução das idéias destes autores, o que colocaria em cheque o saber historiográfico que estava sendo germinado nestas Instituições de estudo. (Mas sendo um projeto de primeiro período, não precisa de toda essa complexidade, vc vai fazer apenas um diálogo entre as obras usadas para este projeto) 3. PROBLEMATIZAÇÃO (Explicitar de forma clara e concisa o problema – ou problemas – a ser investigado, decorrente do contato direto com as fontes documentais e/ou de questões surgidas no balanço crítico da historiografia contemporânea sobre o tema, apresentado anteriormente. Trata-se de apresentar o problema ou problemas para os quais a pesquisa oferece uma possível solução, seja ela original, complementar ou alternativa em relação às disponíveis. É o momento de explorar ao máximo as interrogações significativas a respeito do tema.) 4. JUSTIFICATIVA (Uma vez identificado o problema a ser investigado, cumpre nesse item abordar a sua relevância e, conseqüentemente, a da pesquisa. Em outras palavras, nesse item deve-se explicar as razões da escolha do problema e sua relevância, no quadro da literatura pertinente, assim como a relevância da pesquisa a ser realizada no âmbito do conhecimento histórico atual. Trata-se na verdade de uma defesa e legitimação do próprio projeto de pesquisa. Nesse item deve ser incluída ainda a justificativa da inserção e adequação do tema e do projeto à Linha de Pesquisa escolhida entre as três linhas do Programa. (ver em que linha de pesquisa seu tema se impõe, dentro do curso de direito) 5. OBJETIVOS O objetivo principal – embora não o único – deve apontar para a busca de uma solução para a questão ou o problema já levantado anteriormente. Trata-se da definição das metas da investigação, gerais e específicas, que devem ser apresentadas de forma sucinta, clara e direta. É ideal que a cada objetivo corresponda uma hipótese. Este item deve ser, de preferência, exposto em tópicos (iniciados por verbos no infinitivo: demonstrar, estabelecer, comparar etc.), podendo conter um objetivo geral e outros específicos. 6. HIPÓTESES As hipóteses de uma pesquisa histórica são “afirmações provisórias”, enunciados prévios a serem verificados empiricamente, ou seja, possíveis pontos de chegada que o pesquisador mantém em seu horizonte. Se os objetivos são a busca das respostas provisórias para o problema, as hipóteses são exatamente essas respostas provisórias. Dessa forma, elas correspondem aos objetivos a serem alcançados. Em seu conjunto elas podem constituir um “corpo hipotético” composto também de uma série de questões. Este item deve ser exposto, de preferência, em tópicos, podendo conter uma hipótese central e sub-hipóteses. 7. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS Neste item devem ser apresentados e debatidos os pressupostos teórico-metodológicos que guiarão a investigação, incluindo os principais conceitos, categorias e ferramentas teóricas que serão empregados na pesquisa. Como tais pressupostos teóricos nortearão a aplicação do método e das técnicas de tratamento das fontes da pesquisa, nesse item deve ser apresentada também a metodologia a ser adotada, ou seja, a descrição dos caminhos metodológicos, dos meios, instrumentos e atividades técnicas necessários a abordagem do problema a partir das fontes, respeitando a tipologia destas últimas. Se as hipóteses são as respostas provisórias ao problema levantado, a metodologia é a forma “como” tais respostas poderão ser corroboradas, ou seja, como os objetivos poderão ser atingidos. 8. TIPOLOGIA DAS FONTES As fontes não são repositórios neutros, exigindo tratamento metodológico adequado em função de sua especificidade. Para isso, é necessário apresentar uma tipologia das fontes, ou seja, dos diversos materiais (orais, iconográficos, textuais), nas suas diversas formas (processos jurídicos, registros de óbito, jornais, correspondência, pinturas, gravuras etc.). Esta tipologia é a condição para a exposição do tratamento mais apropriado das fontes para dar conta do problema. Além da tipologia, é importante informar sobre o estado, organização, disponibilidade e acessibilidade das fontes, indicando os principais locais de pesquisa e as fontes já consultadas para a realização do projeto. Vale ressaltar que a existência e bom conhecimento das fontes é condição mínima para a realização de uma boa pesquisa. (estou falando da bibliografia usada no projeto) 9. CRONOGRAMA Apresentar, em uma tabela, as etapas previstas para a execução da pesquisa, estimando o tempo previsto para cada uma delas - demonstrando, assim, a viabilidade da realização da pesquisa dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa. ATIVIDADES 2012 2012 2013 2013 Obtenção dos créditos obrigatórios, análise dos primeiros conceitos indicados no projeto e leitura acompanhada das obras indicadas na bibliografia de estudo;coleta de dados. Obtenção dos créditos obrigatórios e elaboração dos primeiros capítulos. Redação supervisionada da pesquisa; coleta de dados. Elaboração dos últimos capítulos; cruzamento de dados e qualificação de desempenho. Finalização e defesa, estabelecendo as conclusões relativas ao referente projeto. 10. BIBLIOGRAFIA É recomendável distinguir as obras já analisadas e eventualmente referenciadas no texto do projeto, das obras ainda pendentes de aquisição ou estudo. As fontes documentais “primárias”(escrita na época do acontecimento), mesmo que sejam de natureza bibliográfica, devem ser arroladas e analisadas. A bibliografia deve ser apresentada segundo as normas da ABNT. Fundamentos Teóricos: Teremos como suporte teórico metodológico os documentos ....................................... CRONOGRAMAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO (também pode ser assim) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 1 SEMESTRE 2012 2 SEMESTRE 2012 1 SEMESTRE 2013 2 SEMESTRE 2013 LEVANTAMENTO DE BIBLIOGRAFIA, LEITURA, COLETAS DE DADOS . X X X SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS X X COLHER DEPOIMENTOS X REDAÇÃO FINAL E REVISÃO X BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................

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