História e desenho
História e desenho
(mais uma opção de
linguagem em sala de aula)
Lázara Alzira de
Freitas
Várias linguagens podem se
utilizadas em sala de aula, para tirar o professor do estado de ilha, fazendo-o
voltar a se sentir, parte integrante de um processo que tem por finalidade o
ensino e a aprendizagem.
Entre essas linguagens temos:
literatura, cinema, arte, músicas, desenhos animados e outras.
Vamos nos ater neste momento na
linguagem áudio e visual através do desenho animado.
Lembrando de relacionar o contudo
ao tema trabalhado com o desenho proposto.
- Bob esponja: episódio: o hambúrguer
de siri – trabalha uma exploração por parte do patrão. Seu Siriqueijo, o qual
impõe uma série de regras para um funcionário exemplar que vão além das
obrigações do mesmo e mostra o dia a dia do trabalhador bob esponja.
- Pica pau: história do esporte
no episódio: aliança infantil – uma partida de beisebol a qual apresenta regras
e funções do esporte.
- Tom e Jerry: para se trabalhar
história e memória. No episódio: ah! O amor – apresenta uma constituição da
história através de uma narrativa do passado, apresentado pelo rato Jerry,
sobre uma desilusão amorosa do gato Tom.
- A turma da Mônica: para os
problemas sociais; no episódio Magali, mingau com chuva – mostra os problemas
enfrentados por uma cidade inundada pelas águas da chuva.
-Cavaleiros do Zodíaco – episódio
13 da saga do santuário; narra a luta de um cavaleiro para ganhar uma armadura,
e assim voltar a terra natal.
Não podemos nos esquecer de
apontar pontos de reflexão e relação entre atratividade e aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário