Plano de curso - Ensino Profissionalizado




(Fundamentação legal para implantação)

                                                                                (Lázara Alzira de Freitas)



• Lei 9394/96 – estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

• Decreto 5154/04 – regulamenta a Educação Profissional Técnico.

• Decreto Lei 6.302/2007 – Implantação do Programa Brasil Profissionalizado.

• Parecer 39/2004 e Parecer 35/2003 – Define e orienta a organização e o planejamento da Educação Profissional Técnica.

• Resolução 01/2005 – Fixa as normas para o credenciamento e autorização de funcionamento dos cursos de Educação Profissional Técnico em Nível Médio.

• Resolução 02/2009 – Dispõe sobre o credenciamento e recredenciamento da Instituição de Ensino.

• Resolução 194 – sobre Avaliação.

• Parecer Técnico Pedagógico – CEE/CP (Conselho Estadual de Educação/Câmara Profissional) nº 001 – 2005, subsídio à Resolução CEE nº 111/2005.

• Lei 11.788 de setembro/2008 – fala sobre o Estágio.

• Lei 11.769/2008 – Estabelece a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

• Lei 10.328/2001 – transformou a educação física em componente curricular obrigatório da Educação Básica, com ajustes e faixas etárias e às condições da população escolar, continuando a ser facultativa para os cursos noturnos.

• Lei 10.793/2003 – Educação física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa para os cursos noturnos.



Justificativa do Curso:

Visando uma nova oportunidadede oferta do curso técnico em........ Eixo tecnológico......., faz-se necessário levar a efeito a Educação Profissional Integrada aos alunos concludentes do Ensino Médio do colégio.... e demais interessados.

Objetivos:

GERAL- Proporcional desenvolvimento pessoal através do conhecimento científico tecnológico e cultural, considerando os aspectos humanos, econômicos e sociais.

ESPECÍFICOS - Oportunizar a participação social.

Permitir ao futuro profissional uma visão da evolução da tecnologia.

Propiciar o (profissionalismo), por meio da compreensão das relações contraditórias presentes na vida.

Valorizar os saberes tácitos na construção dos conhecimentos.

Requisitos para o acesso do curso:

Conclusão do Ensino Fundamental seguindo as orientações de acordo com as normas do CEE de Goiás bem como obedecendo a LDB – 9394/96

Perfil do Profissional:

As competências dos profissionais gerais do técnico em...., estabelecidas pelo MEC, são:

• identificar e interpretar as diretrizes,

• identificar as estruturas orçamentárias;

• interpretar resultados de estudos;

• utilizar os instrumentos de planejamento;



Organização do curso:

1º ano

- Princípios e funções administrativas = 2 ___CHs_10__

- Gestão de pessoas = 2 CHt 400

- Economia e mercados = 2

- estatística = 2

- Informática = 2



CHs = 2

CHT= 80



2º ano

CHT = 360



3º ano

CHt = 400



• Verificar a carga horária de cada curso e somá-la a carga horária normal do Ensino Médio, conforme a matriz (1.200 – matutino e 800 p/ o noturno) sendo que as disciplinas do Ens. Profissional, serão inseridas no lugar das eletivas e opcionais.

• Duvidas sobre as cargas horárias dos cursos podem ser tirados no endereço eletrônico: http://catalogonct.mec.gov.br

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