Plano de curso - Ensino Profissionalizado
(Fundamentação legal para implantação)
(Lázara Alzira de Freitas)
• Lei 9394/96 – estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
• Decreto 5154/04 – regulamenta a Educação Profissional Técnico.
• Decreto Lei 6.302/2007 – Implantação do Programa Brasil Profissionalizado.
• Parecer 39/2004 e Parecer 35/2003 – Define e orienta a organização e o planejamento da Educação Profissional Técnica.
• Resolução 01/2005 – Fixa as normas para o credenciamento e autorização de funcionamento dos cursos de Educação Profissional Técnico em Nível Médio.
• Resolução 02/2009 – Dispõe sobre o credenciamento e recredenciamento da Instituição de Ensino.
• Resolução 194 – sobre Avaliação.
• Parecer Técnico Pedagógico – CEE/CP (Conselho Estadual de Educação/Câmara Profissional) nº 001 – 2005, subsídio à Resolução CEE nº 111/2005.
• Lei 11.788 de setembro/2008 – fala sobre o Estágio.
• Lei 11.769/2008 – Estabelece a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.
• Lei 10.328/2001 – transformou a educação física em componente curricular obrigatório da Educação Básica, com ajustes e faixas etárias e às condições da população escolar, continuando a ser facultativa para os cursos noturnos.
• Lei 10.793/2003 – Educação física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa para os cursos noturnos.
Justificativa do Curso:
Visando uma nova oportunidadede oferta do curso técnico em........ Eixo tecnológico......., faz-se necessário levar a efeito a Educação Profissional Integrada aos alunos concludentes do Ensino Médio do colégio.... e demais interessados.
Objetivos:
GERAL- Proporcional desenvolvimento pessoal através do conhecimento científico tecnológico e cultural, considerando os aspectos humanos, econômicos e sociais.
ESPECÍFICOS - Oportunizar a participação social.
Permitir ao futuro profissional uma visão da evolução da tecnologia.
Propiciar o (profissionalismo), por meio da compreensão das relações contraditórias presentes na vida.
Valorizar os saberes tácitos na construção dos conhecimentos.
Requisitos para o acesso do curso:
Conclusão do Ensino Fundamental seguindo as orientações de acordo com as normas do CEE de Goiás bem como obedecendo a LDB – 9394/96
Perfil do Profissional:
As competências dos profissionais gerais do técnico em...., estabelecidas pelo MEC, são:
• identificar e interpretar as diretrizes,
• identificar as estruturas orçamentárias;
• interpretar resultados de estudos;
• utilizar os instrumentos de planejamento;
Organização do curso:
1º ano
- Princípios e funções administrativas = 2 ___CHs_10__
- Gestão de pessoas = 2 CHt 400
- Economia e mercados = 2
- estatística = 2
- Informática = 2
CHs = 2
CHT= 80
2º ano
CHT = 360
3º ano
CHt = 400
• Verificar a carga horária de cada curso e somá-la a carga horária normal do Ensino Médio, conforme a matriz (1.200 – matutino e 800 p/ o noturno) sendo que as disciplinas do Ens. Profissional, serão inseridas no lugar das eletivas e opcionais.
• Duvidas sobre as cargas horárias dos cursos podem ser tirados no endereço eletrônico: http://catalogonct.mec.gov.br
Comentários
Postar um comentário