Novas oportunidades aos alunos de Ensino Médio

PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALISADO

A Secretaria de Educação através da Superintendência de Ensino Médio, visando uma nova oportunidade de oferta de curso técnico de ensino profissional, participa efetivamente no ano de 2012 de um programa de financiamento, onde os alunos das escolas cadastradas para os cursos receberão ao término do mesmo, uma certificação de Ensino Médio integrado ao profissional, na modalidade de opção da escola.
Entre os cursos para inicio imediato, temos: Técnico em cozinha e serviço culinário, atuando na seleção e no preparo da matéria prima, e participando da elaboração e organização de pratos e cardápios; Técnico em Quimica, atuando no planejamento, coordenação e execução de processos montagem e instalação de laboratórios destinados às aulas práticas de análises laboratoriais, com normas técnicas e de biossegurança; Técnico em Modelagem, com aplicação de técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário; Técnico em Informática, desenvolvendo programas de computadores, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens. Além de outros cursos técnicos (Administração, Informática para internet, Segurando do trabalho, Secretariado...) cujo as escolas estarão neste ano de 2012, preparando os planos de curso, regimento e PPP, visando inicio em 2013.
Para tal ação a Superintendência de Ensino Médio tem como objetivo, projetar seus alunos (estimamos um número de 30 por turma, em cada escola participante) a ações que os insira ao mercado de trabalho e os tornem cidadãos aptos a competir, no mercado de trabalho, articulando o ideal e o real e possibilitando uma concreta educação.
Para orientar as instituições de ensino a tal ação, vincula-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados em análise diagnóstica e gestão, provendo apoio aos profissionais das diversas áreas do conhecimento, através desta Superintendência.
A montagem dos laboratórios devem incluir todos os requisitos de segurança. Para tanto, foi fundamental a elaboração de um projeto detalhado para que haja funcionalidade, eficiência, segurança e se minimizem futuras alterações. Assim, não podem ser desprezados itens como a topografia e dominialidade do terreno, orientação solar, ventos, segurança do edifício e do pessoal, bancadas, capelas, estufas, muflas, tipo de piso, materiais de revestimento das paredes, iluminação e ventilação do ambiente. Deve-se levar em consideração, ainda, a legislação referente aos portadores de necessidades especiais, conforme a LDB – Lei no 9.394, de 20-12-1996, capítulo V, artigos 58 a 60.
A construção desta proposta não é apenas uma obrigação legal a que a escola deve atender, mas uma conquista que revela o seu poder de organização, procurando cada vez mais ter autonomia em suas decisões, buscando cumprir de forma democrática, sua função social.

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